ALMADA

 

como alojar o seu site

     desde 75€ ano

publicidade nas páginas

PORTUGALWEB.NET

 

               Busca Mundial Busca  Portugalweb

SEVIÇOS PUBLICOS

SERVIÇOS

URGÊNCIAS

TRANSPORTES

SMAS DE ALMADA

FARMACIAS

SOLICITADORES

UIPSS

CAMARA MUNICIPAL

JUNTAS DE FREGUESIA

ECONOMIA ESTATISTICA

CENSOS

ESTATISTICA

ELEIÇOES

POPULAÇAO

PDM DE ALMADA

BOLETIM  DELIBERAÇOES

FREGUESIAS DE ALMADA

ALMADA

PRAGAL

CACILHAS

FEIJO

LARANJEIRO

SOBREDA

COVA DA PIEDADE

MONTE DE CAPARICA

COSTA DE CAPARICA

CHARNECA DE CAPARICA

TRAFARIA

CRIAR UM DIARIO

ESCOLAS EM ALMADA

Universidade Nova de Lisboa

Escola Secundária Anselmo de Andrade

C+S António da Costa
Profissional de Almada
Profissional de Musica
Secundária da Sobreda
Secundária Elias Garcia
Secundária Emídio Navarro
Secundária Fernão Mendes Pinto
Secundária Romeu Correia

Escola EB 23 Costa de Caparica

Escola Básica Integrada

da Charneca de Caparica

WEB CAM NA PRÁIA

Carcavelos  
C. Caparica  
Lagoa Albufeira  
S. João  

POUSADAS DA JUVENTUDE

IRC/CANAL#ALMADA

SAIBA  ONDE IR EM LISBOA

INF0RNEWS WEB

UTILIDADES

DESPORTO QUEM É QUEM

Personalidades em Almada

Dicionários Monolingues
Dicionários Bilingues
Dicionários Temáticos
Enciclopédias
Tradutores
Correctores Ortográficos
Editoras de Dicionários
Pesquisa de Livros

ESPAÇO MUSICA PORTUGUESA

MAPAS

1  2  3

 

 

Que segurança para cidadãos?

 

 

A não disponibilização dos terrenos  pela Câmara Municipal de Almada(CMA) para o prosseguimento das obras do MST foi fundamentada numa série de exigências da Assembleia Municipal de Almada , ao Governo, em Sessão Plenária no dia 10 de Março de 2004, de entre as quais, esta:

“O cumprimento rigoroso das normas de segurança de obra, previstas em lei geral, no SIGAQS (Sistema Integrado de Gestão do Ambiente Qualidade e Segurança) da concessionária e na DIA(Declaração de Impacte Ambiental), para assegurar designadamente, condições de obra com partilha de espaço público nomeadamente com automobilistas, utentes de transportes públicos, peões e acessos a edifícios de habitação e comércio, neste caso também para cargas e descargas”.

Constata-se que estando a ser intervencionadas para a implantação do comboio MST, a Rua Conceição Sameiro Antunes e a Av. Bento Gonçalves, na Cova da Piedade, as condições de segurança no espaço público para a circulação de peões não estão salvaguardadas por delimitação de corredores/passagens e piso seguros.

A circulação automóvel faz-se com piso em péssimo estado(principalmente na Bento Gonçalves) colocando em causa a segurança dos automobilistas, peões e a integridade dos veículos.

Na Av. Bento Gonçalves o passeio ascendente direito é uma verdadeira picada para rally e como tal impróprio para pessoas/cidadãos circularem numa cidade e muito menos para deficientes motores, idosos ou cidadãos cegos.

Quem assegura  a defesa e segurança na área, aos munícipes? CMA? ECALMA? Bombeiros? Polícia? Concessionária? Equipa de Missão? Governo??????? ....Organizações Não Governamentais ou... alguma Entidade Divina?

Para a CMA já está tudo bem ? Sim . Já passou nas autárquicas sem obras no centro de Almada!

Vale a pena recordar que a CMA não cumpriu a DIA ( e não foi penalizada) ao não criar a Comissão de Acompanhamento Local, formada por presidentes de juntas de freguesia, utentes e residentes.

Com presidentes de juntas ainda a CMA dava um jeito, porque nesta área são todos do mesmo lado. O problema estava nos residentes e utentes (potenciais do comboio), estes sim já não eram de confiança e fugiam ao controle municipal.

Tudo isto tem uma explicação lógica: A segurança é para o futuro e Almada já só está a um metro do futuro... . É preciso saber esperar porque o futuro é de confiança!

 

Eurico Marques