AÇORESMADEIRAALENTEJOALGARVEBEIRA INTERIORBEIRA LITORALMINHORIBATEJOESTREMADURATRÁS OS MONTES

  Googl 

Busca Mundial Busca  Portugalweb.net

INDEX

APENDICE:

ALDEIAS

FOTOS

MAPAS

TEMPLÁRIOS

MONUMENTOS NACIONAIS

GLOSSÁRIO

FORTES E FORTALEZAS:

S. João Baptista

S.Neutel

Forte de Crismina

S.Francisco

Forte de Santa Catarina

Fortaleza Ponta da Bandeira

Torre da Medronheira

Fortaleza de Nossa Senhora da Luz

Portugal no mundo:

FORTES E FORTALEZAS

Fortalezas de Portugal

CASTELOS DO MUNDO

BRASIL

 Discover the castles of the Algarve
THE LIBRARY OF IBERIAN

RESOURCES ONLINE

A SOCIETY ORGANIZED FOR WAR
 

  MY CASTLE  WEB RING


pordata

BRASIL500

Casa para férias na Guarda

 

 
  VILA MAIOR

 

vilar maiorLocaliza-se num cabeço planáltico sobranceiro à povoação, dominando o vale do rio Cesarão. Daí avista-se claramente o castelo da Guarda.

Castelo com provável edificação cerca de 1232, mandada efectuar por D. Afonso IX de Leão. Passou a integrar o território português em virtude do Tratado de Alcañices, em 1297.

Em 1510 é renovado o foral concedido em 1296 a Vilar Maior.

Nesta data possuía dupla cintura muralhada.

O castelo de Vilar Maior é tipicamente um castelo de montanha românico-gótico. Tem traçado oval irregular com Torre de Menagem de planta quadrada.

No exterior, no lado Oeste, observa-se o arranque da cintura muralhada exterior.

Época Neolítica, do Bronze Final e Romana - achados avulsos; provável existência de castro pré-romano. 1139 - reconquista pelos leoneses e reconstrução do castelo quando tomado aos mouros. 1232 - provável concessão de carta de povoamento por D. Afonso IX de Leão, cujo efeito foi anulado por D. Fernando II que reintegrou Vilar Maior no concelho do Sabugal; provável reedificação do castelo por D. Afonso IX de Leão. Séc. 13, 2ª metade - concessão de carta de povoamento por D. Afonso X de Leão. 1296 - conquista por D. Dinis, sendo seu senhor Leonês D. Sancho Peres de Ledesma; 1296, 27 Novembro - concessão de carta de foral; reconstrução do castelo ou apenas da torre de menagem, por D. Dinis com ajuda da Ordem do Templo. 1297 - integração no território português na sequência do Tratado de Alcanises. Séc. 14, 2ª metade - prováveis intervenções no castelo por iniciativa de D. Fernando. 1498 - prováveis intervenções no castelo por iniciativa de D. João I. 1510 - renovação do foral e intervenções no castelo por D. Manuel. Desenhado por Duarte d'Armas, observando-se que a cidadela possuía dupla cintura muralhada. 1640 - era Conde de Vilar Maior D. Fernando Teles de Menezes Silva, depois Marquês de Penalva e Alegrete; foi Comenda da Ordem de Malta. 1755 - não sofreu com o terramoto. 1758 - referência nas "Memórias Paroquiais" ao Paço, sendo alcaide-mor Joaquim Nobre de Miranda. 1855 - extinção do estatuto concelhio.
 

 

 

 

Casa para férias na Guarda

 

Casa para férias na Guarda

 
     CASTELOS NO MUNDO
  

Setubal   Guarda   Almada    Castelos  Seia  Seixal    Sesimbra  Palmela  Arqueologia   Historia        Portugal no mundo

intercâmbio  ttt   Contactos    Publicidade

Copyright © swspt.

 

 


Buy Direct Text Link Ads at Direct-Link-Ads