Forte de São Gabriel da Cachoeira

Localizado na margem esquerda do alto Rio Negro, junto à Cachoeira de Crocuby, atual município de São Gabriel da Cachoeira, no Estado do Amazonas.

O Forte de São Gabriel da Cachoeira foi iniciado a partir de 1763 por determinação do governador da Capitania Geral do Pará, Manoel Bernardo de Mello e Castro.

A informação mais completa sobre a estrutura é a de Baena (Ensaio Corográfico do Pará, 1835), citada por Souza (1885):

"É de figura pentagonal irregular, cujo maior lado, que defronta com o rio, é uma cortina, que prende dois meio-baluartes; no meio está a porta, que simultâneamente serve ao forte e ao quartel, o qual com o calabouço, corpo da guarda e armaria abraça toda a cortina. Os lados menores não têm flanqueamento, e são uma singela parede de pedra e argila, que é o material de toda a fortificação. Falta-lhe o fosso, esplanada e obras exteriores; tem 16 canhoneiras para calibre inferior ao mediano e portanto incapazes de contrabater. O estado das peças, das carretas e de tudo que são anexas ao forte, como o quartel, armazéns e ribeira, é lastimoso. (...)"

Barreto (1958) cita que a determinação para construção do forte foi do governador da Capitania do Alto Rio Negro, Coronel Gabriel de Souza Filgueira, ao ordenar, em 1763, a guarnição do Rio Negro, da Cachoeira de Cujubim para cima. Segundo o autor, o Forte fora artilhado com dezesseis peças, e à época (1958) a localidade denominava-se Uaupês.

Saiba mais sobre esta fortificação clicando aqui para acessar o site www.fortalezas.com.br.