Castelo do Pereira

Localizado na povoação ou Vila do Pereira, mais tarde Vila Velha, no Alto de Santo Antônio da Barra, atual bairro de Vitória em Salvador, no litoral do Estado da Bahia.

O donatário da Capitania da Bahia, Francisco Pereira Coutinho, fundou o seu primeiro estabelecimento (Vila do Pereira, 1536) tendo como defesa, a 100 metros da vila, no local onde hoje se ergue o Forte de São Diogo, um fortim de pedra e cal (Castelo do Pereira), espécie de castelo senhorial semelhante aos em uso por Portugal nas suas possessões ultramarinas no início do século XVI, artilhado com quatro peças (Bueno, 1999).

Um maciço ataque dos índios Tupinambá, força os colonos a abandonar o estabelecimento, e a se refugiar em Porto Seguro (1545). Negociada a paz com os indígenas, ao retornar a Vila Velha, o donatário e os colonos naufragam na Ilha de Itaparica, sendo os sobreviventes devorados (1547). Com a trágica morte do donatário, a Capitania reverterá, por compra, à Coroa portuguesa (1548), que nela fará instalar a primeira Capital, a cidade de Salvador (1549).