Forte de São Bartolomeu da Passagem

Localizado a norte da cidade de Salvador, no Estado da Bahia.

O Forte de São Bartolomeu da Passagem ou Forte da Passagem de Itapagipe (Passagem de Cima), remonta ao início do século XVII. Colaborava com o Forte de São Filipe na defesa da enseada de Itapagipe, onde ocorrerá o desembarque das forças de Nassau quando do ataque de 1638 a Salvador, e da enseada dos Tainheiros, onde se localizavam os estaleiros coloniais.

De acordo com as Cartas Topográficas das fortalezas da Bahia, de José Antônio Caldas (c. 1764), sua estrutura apresentava planta no formato de um polígono octogonal estrelado, com quatro ângulos salientes e quatro reentrantes. Pelo lado do portão de acesso, no terrapleno erguia-se um edificio com as diversas dependências de serviço do forte (Casa de Comando, quartéis, Casa da Palamenta, e outras).

Barreto (1958), informa que este forte estava artilhado com nove peças de ferro (quatro de calibre 12 libras, três de 8 e duas de 6). Souza (1885) reporta que, em 1841, em suas doze canhoneiras conservava apenas duas das antigas peças. O forte foi demolido em 1900.