Reduto do Rio Vermelho

Localizado na foz do Rio Vermelho, a cerca de 6 Km a norte do centro histórico de Salvador, no litoral do Estado da Bahia.

Trata-se de um reduto de faxina e terra, com planta no formato de um polígono irregular, mandado erguer em 1711, no Governo Geral de D. Lourenço de Almada (1710-11), sobre os vestígios de um antigo entrincheiramento, para proteção daquele ancoradouro.

Abandonado e em ruínas (1759), a partir de 1798, durante o governo de D. Fernando de Aguiar, será reconstruído em alvenaria de pedra e cal sob a invocação de São Gonçalo (Forte de São Gonçalo), sendo artilhado com seis peças de ferro de calibre 6 e uma de 4 (Barreto, 1958). Figura em projeto de fins do século XVIII como Novo Forte do Rio Vermelho, apresentando o desenho de um polígono irregular com treze canhoneiras e dependências de serviço sobre o terrapleno.

Também conhecido como Forte do Rio Vermelho, de acordo com Souza (1885), o seu desarmamento havia sido aconselhado em 1809.

 

Redutos da Vila de São Francisco

Localizados à margem esquerda do Rio Sergi, na antiga Vila de São Francisco, atual município de São Francisco do Conde, no Estado da Bahia.

Citados por Souza (1885), acompanhado por Barreto (1958). Trata-se de quatro redutos de campanha erguidos no contexto da Guerra da Independência (1822-23) pelo comandante do Exército Pacificador de Cachoeira, Coronel Felisberto Gomes Caldeira. Tinham a função de defesa da Vila de São Franciso, no Recôncavo Baiano

 


Redutos do Saubara

Localizados no curso do Rio Saubara, atual município de Saubara, no Estado da Bahia.

Citados por Souza (1885), que os grafa como "Soubára", acompanhado por Barreto (1958), que os grafa como "Sambará". Trata-se de sete redutos de campanha erguidos no contexto da Guerra da Independência (1822-23) pelo comandante do Exército Pacificador de Cachoeira, Coronel Felisberto Gomes Caldeira. Tinham a função de defesa daquele trecho do rio, no Recôncavo Baiano