o presídio de Bourbom e o Fortim de São Carlos

A descoberta de ouro em Mato Grosso trouxe à região mineradores que vinham em busca de enriquecimento, porém, com a decadência da produção aurífera, grande parte do povoado retornou para São Paulo, Goiás ou ainda penetrou para outras áreas ainda não exploradas. Nesse ínterim, é encontrado ouro às margens do rio Guaporé, provocando um novo surto migratório para Matc Grosso.

A sede de ouro deu à população um caráter itinerante, ampliando o território português e, conseqüentemente anulando as resoluções do Tratado de Tordesilhas. Com isso, a coroa portuguesa passou a se preocupar em formar um núcleo habitacional na região de fronteira. E nesse momento que ocorre a fundação de Vila Bela da Santíssima Trindade, passando a abrigar os órgãos administrativos e tornando-se também sede militar da capitania.

Assim, em 1750 o Tratado de Madri garantiu à coroa portuguesa o oeste da colônia e o Marquês de Pombal, ministro de D. José 1, preocupou-se em fortalecer militarmente a colônia, assegurando com isso a posse do território. Em 1777 é assinado o Tratado de Santo Ildefonso, anulando o Tratado de Madri. Doravante, o novo tratado viria garantir mais uma vez o oeste da colônia, surgindo com isso novos núcleos populacionais na fronteira mato-grossense, como Albuquerque (na margem direita do Rio Paraguai), Vila Maria (Caceres) e Casalvasco (ao sul de Vila Bela) Em represália à expansão territorial empreendida pelos portugueses, os espanhóis fundaram o presídio de Bourbom e o Fortim de São Carlos.