Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição da Barra do Sul
Em 1742 tem início a construção de uma quarta fortificação, a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, localizada na Ilha de Araçatuba, com a função de guarnecer o estreito canal de entrada da baía sul. A fortaleza integra o Parque da Serra do Tabuleiro. Sua construção completaria o que Silva Paes julgava um sistema defensivo, adequado para a Vila do Desterro, principalmente com o triângulo defensivo formado pelas três fortalezas da baía norte.
O sistema de fortificações na barra norte da Ilha fracassou totalmente na única defensiva em que participou. Em 1777, os espanhóis, comandados por D. Zeballos, invadiram a Ilha, renderam sem lutas as fortalezas, e conquistaram a Desterro. Mais tarde, pelo Tratado de Santo Ildefonso, a Ilha de Santa Catarina seria restituída à Coroa Lusitana, no entanto, caberia ao vencido, o comprometimento que "em nenhum tempo, de paz ou de guerra, em que Portugal não fosse parte, seria a Ilha aproveitada como base naval, nem mesmo transitória".
O pequeno forte de Nossa Senhora da Conceição, localizado na ilhota de Araçatuba, em frente à praia de Naufragados, no extremo sul da Ilha, é o menos conservado de todos. Não exclusivamente pela ação do tempo, mas também por sua absurda utilização como alvo para treinamento da artilharia do Exército durante a I Guerra Mundial. Construído em 1742, é o de mais difícil acesso entre os fortes da Ilha, em função do mar revolto entre a ilhota de Araçatuba e a praia de Naufragados.