AÇORESMADEIRAALENTEJOALGARVEBEIRA INTERIORBEIRA LITORALMINHORIBATEJOESTREMADURATRÁS OS MONTES

  Googl 

Busca Mundial Busca  Portugalweb.net

INDEX

APENDICE:

ALDEIAS

FOTOS

MAPAS

TEMPLÁRIOS

MONUMENTOS NACIONAIS

GLOSSÁRIO

FORTES E FORTALEZAS:

S. João Baptista

S.Neutel

Forte de Crismina

S.Francisco

Forte de Santa Catarina

Fortaleza Ponta da Bandeira

Torre da Medronheira

Fortaleza de Nossa Senhora da Luz

Portugal no mundo:

FORTES E FORTALEZAS

Fortalezas de Portugal

CASTELOS DO MUNDO

BRASIL

 Discover the castles of the Algarve
THE LIBRARY OF IBERIAN

RESOURCES ONLINE

A SOCIETY ORGANIZED FOR WAR
 

  MY CASTLE  WEB RING


pordata

BRASIL500

Casa para férias na Guarda

 

 
  SABUGAL

Situa-se em local sobranceiro ao rio Côa tendo pertencido ao reino de Leão. Em 1175 pertencia ao concelho de Ciudad Rodrigo mas em 1190, D. Afonso IX de Leão funda o concelho do Sabugal e teria mandado edificar o castelo.

Em 1296, D. Dinis dá-lhe carta de foral e no ano seguinte, na sequência do Tratado de Alcañices, passa a integrar o território português. Em 1303 concluem-se importantes obras no castelo sob a direcção de Frei Pedro do Mosteiro de Alcobaça e, em 1515, o foral é renovado por D. Manuel. De 1641 datam outras obras de beneficiação incluindo a Torre do Relógio. Em 1811, o castelo é base de apoio às tropas luso-britânicas no combate à terceira invasão francesa do General Massena. Em 1846 inicia-se a demolição progressiva da cintura muralhada.

É de arquitectura militar gótica. O perímetro urbano é de traçado ovalado irregular e a Cidadela tem dupla cintura muralhada com barbacã e cubelos cilíndricos. A cintura exterior é de traçado pentagonal irregular e a interior tem 5 torres de planta quadrada.

O castelo tem afinidades com os de Beja, Estremoz e Montalegre.

 

Época pré-romana - existência de castro, depois romanizado; c. 1160 - provável reconquista por D. Afonso Henriques, voltando a ser invadido e depois retomado por Leão; 1175 - a povoação encontrava-se integrada no concelho de Ciudad Rodrigo; c. 1190 - criação do concelho do Sabugal por D. Afonso IX de Leão, que teria concedido carta de povoação e mandado edificar o castelo; 1296 - concessão de carta de foral e reedificação do castelo por D. Dinis; 1297 - integração em território português na sequência do Tratado de Alcanises; 1303 - conclusão de parte importante das obras do castelo, sob a direcção de Frei Pedro do Mosteiro de Alcobaça (F. P. Curado); 1515 - renovação do foral por D. Manuel; séc. 16 - realização de obras de beneficiação no castelo; desenhado por Duarte d'Armas; 1641 - inspecção do castelo pelo Eng. Jesuíta Cosmander e depois pelo Gen. Matias de Albuquerque, recebendo então algumas obras de beneficiação, bem como a Torre do Relógio, onde esteve preso Brás Garcia de Mascarenhas, Governador da Praça de Alfaiates; 1811 - funcionamento do castelo como base de apoio às tropas luso-britânicas no combate a Massena; 1846 - instalação do cemitério no castelo; início da demolição progressiva da cintura muralhada urbana e reaproveitamento das cantarias em edifícios públicos e particulares; 1911 - demolição da Igreja de Nossa Senhora do Castelo.
 

 

 

Casa para férias na Guarda

 

Casa para férias na Guarda

 
     CASTELOS NO MUNDO
  

Setubal   Guarda   Almada    Castelos  Seia  Seixal    Sesimbra  Palmela  Arqueologia   Historia        Portugal no mundo

intercâmbio  ttt   Contactos    Publicidade

Copyright © swspt.

 

 


Buy Direct Text Link Ads at Direct-Link-Ads