AÇORESMADEIRAALENTEJOALGARVEBEIRA INTERIORBEIRA LITORALMINHORIBATEJOESTREMADURATRÁS OS MONTES

  Googl 

Busca Mundial Busca  Portugalweb.net

INDEX

APENDICE:

ALDEIAS

FOTOS

MAPAS

TEMPLÁRIOS

MONUMENTOS NACIONAIS

GLOSSÁRIO

FORTES E FORTALEZAS:

S. João Baptista

S.Neutel

Forte de Crismina

S.Francisco

Forte de Santa Catarina

Fortaleza Ponta da Bandeira

Torre da Medronheira

Fortaleza de Nossa Senhora da Luz

Portugal no mundo:

FORTES E FORTALEZAS

Fortalezas de Portugal

CASTELOS DO MUNDO

BRASIL

 Discover the castles of the Algarve
THE LIBRARY OF IBERIAN

RESOURCES ONLINE

A SOCIETY ORGANIZED FOR WAR
 

  MY CASTLE  WEB RING


pordata

BRASIL500

Casa para férias na Guarda

 

 
FORTE DE S. NEUTEL

          Ao forte de S. Francisco está ligada a história do Forte de S. Neutel.  De facto, o Forte de S. Francisco, por ser um baluarte avançado, contribuiu para uma eficaz defesa da vila, cada vez que os espanhóis tentavam investir.  Todavia, o próprio forte era vulnerável à artilharia inimiga, que se colocava numa colina a norte.  

 

          Assim que, desde logo foi necessário ocupar com uma guarnição a colina de S. Neutel, aí se abrindo trincheiras em terra batida, que rudimentarmente substituíssem um forte.

          Depois, em 1664, foi iniciada a construção de um verdadeiro forte, dirigida pelo sucessor de D. Rodrigo de Castro: o general Andrade e Sousa.
          O de S. Francisco é o mais simples.  Inspirado no sistema Vauban, é uma estrela de 4 pontas, tendo em cada uma delas um baluarte.  A planta é todavia quadrangular, com faces de 130 a 150 metros.
          As muralhas são todas graníticas, com cerca de um metro de espessura.  A altura varia com a inclinação do terreno onde estão implantadas, sendo a mínima de cerca de 4 metros e a máxima de perto de duas dezenas.
           A entrada principal está virada a sul, tendo uma ponte levadiça sobre um fosso que actualmente não existe.  Há outras portas, a leste e a oeste.  Para aceder ao interior atravessa-se um túnel, que desemboca no centro do forte. Neste forte esteve já instalada uma cadeia e um depósito de pólvora.
          O forte de S. Neutel não estava ligado ao sistema defensivo de Chaves pelo que os seus construtores tiveram que dotá-lo de uma segunda muralha, exterior, e de um fosso interno, inspirado no sistema Vauban.
          Acompanha as irregularidades do terreno, é também de planta quadrangular, tendo igualmente nas esquinas baluartes salientes, de forma afiada, a avançar sobre o fosso.  Este, não tem nem nunca teve água, já que não era essa a sua função.
          Por exigência deste fosso, o acesso ao interior do forte faz-se por uma ponte, de pedra sólida, que liga a porta da muralha externa, já um pouco degradada, à porta do forte propriamente dito.  Esta última está ainda bem conservada, tendo na sua continuação um túnel, como é habitual nos fortes construídos de acordo com os parâmetros do sistema Vauban.
          As muralhas têm de um metro a um metro e meio de espessura, tendo de altura de 7 a l0 metros.  São graníticas na sua totalidade.
          Dentro existe ainda a pequena capela de Nossa Senhora das Brotas, onde se realiza anualmente uma romaria.  

 

 

 

Casa para férias na Guarda

 

Casa para férias na Guarda

 
     CASTELOS NO MUNDO
  

Setubal   Guarda   Almada    Castelos  Seia  Seixal    Sesimbra  Palmela  Arqueologia   Historia        Portugal no mundo

intercâmbio  ttt   Contactos    Publicidade

Copyright © swspt.

 

 


Buy Direct Text Link Ads at Direct-Link-Ads