Googl 

Busca Mundial Busca  Portugalweb.net

INDEX

REGIÕES:

AÇORES

MADEIRA

ALENTEJO

ALGARVE

BEIRA INTERIOR

BEIRA LITORAL

MINHO

RIBATEJO

ESTREMADURA

TRÁS OS MONTES

APENDICE:

ALDEIAS

FOTOS

MAPAS

TEMPLÁRIOS

MONUMENTOS NACIONAIS

GLOSSÁRIO

FORTES E FORTALEZAS:

S. João Baptista

S.Neutel

S.Francisco

Forte de Santa Catarina

Fortaleza Ponta da Bandeira

Torre da Medronheira

 
Descobertas mais pinturas rupestres


Pinturas rupestres datadas de entre os períodos Neolítico Médio e Calcolítico Final (3000 antes de Cristo) foram descobertas por equipas do Parque Arqueológico do Vale do Côa (PAVC) junto da aldeia abandonada de Colmeal, Figueira de Castelo Rodrigo.

Maia Pinto, director do PAVC, disse ontem que se trata de «pinturas nos paredões que ladeiam a ribeira de Colmeal», implantada na serra da Marofa. As pinturas distribuem-se por quatro abrigos, concentrados nas margens da ribeira, e caracterizam-se por apresentarem todas diversos tons de vermelho-ocre, serem realizadas com técnicas de tinta plana e representarem figuras antropomórficas ou humanas.

Maia Pinto adiantou que, atendendo aos motivos e cenas representadas, as pinturas agora descobertas em Colmeal são similares às de outros abrigos pintados existentes desde o Sudoeste peninsular até Trás-os-Montes, em especial nas regiões montanhosas do interior da Meseta Ibérica.

O director do PNVC está convicto de que uma «prospecção mais cuidada», com intervenção do Centro de Arte Rupestre, levará à descoberta de novos abrigos pintados.
 

 
 
     CASTELOS NO MUNDO
  

Setubal   Guarda   Almada    Castelos  Seia  Seixal    Sesimbra  Palmela  Arqueologia   Historia        Portugal no mundo

intercâmbio  ttt   Contactos    Publicidade

Copyright © swspt.

 

 


Buy Direct Text Link Ads at Direct-Link-Ads