Googl 

Busca Mundial Busca  Portugalweb.net

INDEX

REGIÕES:

AÇORES

MADEIRA

ALENTEJO

ALGARVE

BEIRA INTERIOR

BEIRA LITORAL

MINHO

RIBATEJO

ESTREMADURA

TRÁS OS MONTES

APENDICE:

ALDEIAS

FOTOS

MAPAS

TEMPLÁRIOS

MONUMENTOS NACIONAIS

GLOSSÁRIO

FORTES E FORTALEZAS:

S. João Baptista

S.Neutel

S.Francisco

Forte de Santa Catarina

Fortaleza Ponta da Bandeira

Torre da Medronheira

 
Castro de Monte Mozinho vai ser transformado em pólo turístico

ALFREDO TEIXEIRA
Os achados arqueológicos de Monte Mozinho, em Penafiel, são conhecidos há cerca de 30 anos mas só agora a autarquia quer fazer deste local histórico do concelho um ponto turístico. Dos cerca de 22 hectares de área onde se encontram vestígios de um castro povoado entre os séculos I e IV, apenas quatro hectares estão a descoberto. Em Novembro, será inaugurado um conjunto de equipamentos de apoio aos visitantes: um centro interpretativo com algumas peças recolhidas nas escavações e computadores, uma casa do guarda, laboratórios e locais de estada para arqueólogos.

Esta ideia da Câmara de Penafiel em rentabilizar um achado arqueológico com alguns anos surgiu há cerca de um mês, depois da realização de um simpósio de escultura. Foram convidados vários artistas nacionais e disponibilizadas 32 toneladas de granito. Feitas as esculturas pensou-se no castro para albergar as criações resultantes daquele evento. Quando se construiu a plataforma para a colocação de uma das esculturas foram descobertas cerca de 60 sepulturas e artefactos da era da romanização.

A vontade agora é valorizar toda a intervenção que desde há alguns anos vinha a ser feita em Monte Mozinho e que ascende já aos 300 mil euros. Estão a ser rasgados caminhos de acesso aos castros, criadas zonas de observação da natureza, de requalificação vegetal e introduzida sinalética. O local integra também uma rede arqueológica de castros, contribuindo para a formação de especialistas e guias, definindo rotas turísticas em volta dos referidos monumentos. Monte Mozinho faz parte do projecto Rota dos Castros e verracos na Fronteira Hispano-Lusa, um projecto transfronteiriço que integra os municípios de Penafiel, Miranda do Douro, Mogadouro, Ávila e Salamanca.

O castro de Monte Mozinho situa-se nas freguesias de Oldrões e Galegos e é um povoado fortificado em altura que ocupa um cabeço destacado da serra, com 408 metros de altitude. Foi estabelecido pouco depois de terminada a conquista romana da região, no tempo do imperador Augusto. É constituído por três circuitos de muralhas, no interior das quais se distribuem inúmeras unidades residenciais, casas-pátios, caracterizadas pelas suas construções circulares, recantos fechados, pátios centrais lajeados e muros delimitadores fechados por portões e cancelos. Vestígios de uma ocupação que vai do século I ao século IV.

Os achados mais recentes - os sarcófagos junto ao futuro centro interpretativo - serão tapados com terra. De acordo com Teresa Pires Carvalho, responsável pelas escavações, os elementos recolhidos no local são pouco relevantes. Os arqueólogos preferem tapar o local, abrindo assim hipótese a futuras prospecções. Para já, o importante é dar a imagem de um todo, nomeadamente colocando a descoberto a muralha que delimitava o povoamento. Descobriram um tesouro com 1500 moedas e a fase seguinte é localizar o local do castro que era reservado aos banhos (edifícios geralmente mais elaborados). «Este é um trabalho de gerações e tem de ser feito devagar porque no fundo escavar também é destruir», afirmou ao DN Teresa Pires Carvalho que nas escavações conta com o apoio da população local, quase na sua totalidade agricultores.

Monte Mozinho começa a ser conhecido e, todos os anos, multidões de alunos visitam o local. Alunos de vários graus de ensino que se deslocam a Penafiel para visitar um dos castros mais bem preservado do País. A partir de Novembro terá melhores condições para receber os visitantes. No centro interpretativo haverá um bar de apoio ao visitante e, em breve, será rasgada uma estrada e construído um parque de estacionamento junto ao castro.
 

 
 
     CASTELOS NO MUNDO
  

Setubal   Guarda   Almada    Castelos  Seia  Seixal    Sesimbra  Palmela  Arqueologia   Historia        Portugal no mundo

intercâmbio  ttt   Contactos    Publicidade

Copyright © swspt.

 

 


Buy Direct Text Link Ads at Direct-Link-Ads