AÇORESMADEIRAALENTEJOALGARVEBEIRA INTERIORBEIRA LITORALMINHORIBATEJOESTREMADURATRÁS OS MONTES

  Googl 

Busca Mundial Busca  Portugalweb.net

INDEX

APENDICE:

ALDEIAS

FOTOS

MAPAS

TEMPLÁRIOS

MONUMENTOS NACIONAIS

GLOSSÁRIO

FORTES E FORTALEZAS:

S. João Baptista

S.Neutel

Forte de Crismina

S.Francisco

Forte de Santa Catarina

Fortaleza Ponta da Bandeira

Torre da Medronheira

Fortaleza de Nossa Senhora da Luz

Portugal no mundo:

FORTES E FORTALEZAS

Fortalezas de Portugal

CASTELOS DO MUNDO

BRASIL

 Discover the castles of the Algarve
THE LIBRARY OF IBERIAN

RESOURCES ONLINE

A SOCIETY ORGANIZED FOR WAR
 

  MY CASTLE  WEB RING


pordata

BRASIL500

Casa para férias na Guarda

 

 
 

O "CSI da História" está em Évora

Laboratório HERCULES é único no panorama académico português

2011-04-19
Por Lusa
Laboratório da Universidade de Évora tem como missão desvendar o segredo de obras de arte e de bens patrimoniais
Laboratório da Universidade de Évora tem como missão desvendar o segredo de obras de arte e de bens patrimoniais
A Universidade de Évora possui um laboratório único no panorama académico português dedicado ao estudo e conservação do património. Trata-se do HERCULES - Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda, que está equipado com tecnologia de ponta e que foi inaugurado hoje, embora já estivesse em funcionamento.

“É um bocadinho como o CSI [a série de televisão Crime Scene Investigation]. O CSI quer saber quem morreu e como morreu. Aqui, é saber quem fez e como fez a peça ou artefacto”, explicou à Agência Lusa Cristina Dias, uma das responsáveis pela estrutura laboratorial.

A unidade reúne técnicos e especialistas em conservação e património, assim como cientistas de diversas áreas (químicos, geólogos, bioquímicos, geoquímicos, conservadores restauradores, historiadores e arqueólogos), trabalhando também em rede com o Laboratório de Conservação e Restauro José de Figueiredo, do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), e com unidades de investigação de referência, nacionais de estrangeiras.

Com excepção do Laboratório José de Figueiredo, o HERCULES, realçou Cristina Dias, é o que faz estudos mais abrangentes e completos na área do património. “Há departamentos dentro das universidades que têm estudos de conservação e restauro, em Lisboa e no Porto, mas não têm esta abrangência. Têm laboratórios que servem para aulas e investigação, mas esta é única no país enquanto unidade diferenciada”, sublinhou.

A missão é desvendar o segredo de obras de arte e de bens patrimoniais, procurando saber como e quando foram feitos, por quê e por quem e ainda como se podem preservar, com recurso “à investigação multidisciplinar e a meios analíticos sofisticados”.

 

“Temos uma série de equipamentos que nos permite fazer análises a diferentes tipos de materiais orgânicos, como corantes naturais, vernizes ou aglutinantes utilizados nas pinturas, e inorgânicos, por exemplo pigmentos das pinturas, barros das cerâmicas, argamassas ou a pintura mural”,
enumerou Cristina Dias.

Uma “mais-valia”, não apenas para a Universidade de Évora, ao nível da investigação e do conhecimento teórico que possibilita, mas também em termos práticos, em estreita ligação com as empresas de conservação e restauro, que solicitam as realização de análises, frisou a  professora universitária.

“É importante saber quais os materiais de uma peça, para se poder utilizar uma coisa compatível na conservação e restauro”, afirmou, explicando que, muitas vezes, quando não existem “estes cuidados”, os materiais que se “põem no artefacto vão reagir com o que já lá estava”, o que acaba por causar “mais problemas” do que antes.

O HERCULES resulta de um investimento superior a dois milhões de euros,  tendo as suas bases sido criadas graças a um mecanismo de financiamento (EEAGrants) proveniente da Noruega, Islândia e Liechtenstein.

 

 

Casa para férias na Guarda

 

Casa para férias na Guarda

 
     CASTELOS NO MUNDO
  

Setubal   Guarda   Almada    Castelos  Seia  Seixal    Sesimbra  Palmela  Arqueologia   Historia        Portugal no mundo

intercâmbio  ttt   Contactos    Publicidade

Copyright © swspt.

 

 


Buy Direct Text Link Ads at Direct-Link-Ads