Voltar à pagina inicial
ааааааа Busca Mundial Busca Portugalweb.net
ааааааа Busca Mundial Busca Portugalweb.net
Uniformes
Uniformes
ллллллллллллл













 
Oficiais Generais, Brigadeiros e Estado-Maior- 1806 a 1814

PEQUENO UNIFORME

OFICIAIS GENERAIS E BRIGADEIROS

CASACA
Comprida, sem bandas e fechada à frente por intermédio de uma fila de oito botões dourados, do respectivo padrão, com casa de cartasana de fio dourado. Gola e canhões das mangas da cor da farda. Em cada manga tem dois botões pequenos com casas de cartasana iguais aos outros, vivos e forro branco, tudo conforme a fig. 8.

As abas têm aplicações brancas com botões dourados, os bolsos são desenhados no sentido do comprimento por intermédio de um vivo branco, tendo cada algibeira três botões do respectivo padrão, virado das abas branco, fig. 9.
As bordaduras próprias das graduações, no pequeno uniforme, colocam-se somente na gola e nos canhões das mangas. Nas figuras apresentadas não se colocaram as graduações, afim de se poder ver melhor o modelo da farda.

Figura 8
Figura 9

VÉSTIA
Ou colete de lã ou linho branco sem bordaduras.

BANDA
Utilizava-se enrolada à cintura e colocada do mesmo modo que no grande uniforme, mas por cima da farda.

CALÇÕES
De pano branco ou azul ferrete.

BOTAS
De montar, pretas e com esporas de ferro.


BICÓRNEOS

OFICIAIS GENERAIS
Armado de feltro preto, acairelado por um galão bordado a ouro, fig. 10, forrado de plumas brancas. Laço Nacional azul ferrete e escarlate tendo por cima uma presilha de fio de ouro, sendo presa por um botão do respectivo padrão, penacho de plumas brancas, tudo como a fig. 11.

Figura 10
Figura 11

BRIGADEIROS
Em tudo igual ao anterior, substituindo as plumas, pelo penacho da cor particular da Arma ou Corpo a que pertencer, fig. 12 em cada bico do chapéu tem uma borla de torçal de seda dourada, terminando em canutilhos de ouro, fig. 13.

Figura 12
Figura 13

Nota:
A descrição dos bicórneos, para todas as patentes, é bastante confusa, quanto às plumas, penachos, e galões, e quando se chega a determinadas "conclusões", pela lógica, de imediato as nossas "teorias ou suposições" caem por terra, porque ao analisarmos a iconografia da época e as outras feitas posteriormente, de tudo um pouco se vê "baralhando o mais avisado" com e sem plumas e o
mesmo no que concerne ao acairelado das coberturas de cabeça, tudo dependendo da interpretação ou "distracções" do seu autor, onde eu me incluo… para tal, apresento diversa iconografia ficando a decisão final ao critério dos leitores.

APANHADO DAS ABAS DA CASACA

OFICIAIS GENERAIS
Presos por uma presilha bordada a fio de ouro, fig. 14 colocado conforme a fig. 15.

Figura 14
Figura 15

BRIGADEIROS
Presos por uma casa de galão de cartasana, bordado a fio de ouro, conforme o modelo da fig. 16, colocado como se vê na fig. 17.

Figura 16
Figura 17

ARMAMENTO

SABRE
Dourado, com punho conforme a fig. 18 e 19, tendo uma coroa de louros na virola, junto aos terços. Bainha de metal amarelo com bocal, braçadeiras, argolas de suspensão e guarda-lama, fig. 20 dourados.

FIADOR
De marroquim encarnado com bordados, borla de canutilhos dourados, tudo como se vê na fig. 21.

Figura 18
Figura 19
Figura 20
Figura 21

BOLDRIÉ
De marroquim encarnado com vivos a fio de ouro, ferragens de metal dourado, sendo: A) fivelas; B) e C) fechos e D) ferragens. Sabre, bainha e boldrié conforme a fig. 22.


Figura 22

Figura 22A
Figura 22B
Figura 22C
Figura 22D


<<<Página anterior

Página seguinte>>>

 


 

Viriatus é uma marca registada da Arte Vila - 2001 todos os direitos reservados