Voltar à pagina inicial
        Busca Mundial Busca Portugalweb.net
        Busca Mundial Busca Portugalweb.net
Uniformes
Uniformes
«««««««««««««













 
Os Uniformes de 1834

PORTA-MACHADO

BARRETINA
Preta, de pele de urso, sendo largas em cima, no lugar do tampo tem uma manga da cor da gola e avivada, que cai ao lado direito, cordões brancos; no lado direito encontram-se duas carrancas com gancho, sendo a superior para prender uma das extremidades do cordão, indo a outra ponta prender a um dos botões da farda, prendendo-se, igualmente, um dos lados do grilhão, que é composto por argolas de metal amarelo; penacho direito encarnado com 12 polegadas de comprimento, tudo como a fig. 35. Ao meio coloca-se uma chapa de metal amarelo com dois machados cruzados, com uma granada na união dos machados e o número do regimento no meio e em aberto, rodeado por um ramo de louros, na parte superior tem uma coroa, fig. 36


Figura 35

Figura 36

AVENTAL
De couro de cor de camurça, avivado a vermelho (?), com dois machados cruzados e o respectivo número do regimento em metal pintado de vermelho (?), conforme a fig. 37, deduzindo-se, pelas correias, que o avental se coloca à cintura sendo preso atrás, e pela correia do meio prende-se no cinto, fig. 38.


Figura 37

Figura 38


Observações:
As dimensões do avental desconhecem-se e nas poucas fontes iconográficas existentes, nenhuma delas da época, sendo todas do fim do século XIX ou princípios do XX, neste sentido temos:

- uma aguarela do Coronel Ribeiro Artur que nos mostra um avental com peito e que chega até ao pescoço, tendo um emblema, o autor datou este uniforme em 1833, fig. 39; o mesmo autor, com outro desenho, que datou de 1843, mostra-nos o avental curto e cingido à cinta, fig. 40.


Figura 39

Figura 40

- Por sua vez, existe uma aguarela cujo autor se desconhece, mas que deve ser do fim do século XIX, em que o avental sobe sensivelmente até ao meio do peito, é pena que o desenho não seja muito nítido, fig. 41.

- Finalmente existe um desenho de Garcês, da década de 1940,em que o avental que é o que mais se aproxima do que poderá ser a realidade, contudo além de se encontrar preso à cintura, também está fixo por intermédio de suspensórios, fig. 42.


Figura 41

Figura 42
LUVAS
De couro com canhão em anta, da cor do avental, fig. 43

Figura 43

Página seguinte>>>
<<<Página anterior


 

Viriatus é uma marca registada da Arte Vila - 2001 todos os direitos reservados