Voltar à pagina inicial
ааааааа Busca Mundial Busca Portugalweb.net
ааааааа Busca Mundial Busca Portugalweb.net
Uniformes
Uniformes
ллллллллллллл













 
Os Uniformes de 1834 - Caçadores

POR: MANUEL A. RIBEIRO RODRIGUES

OS UNIFORMES DE 1834
II
REGIMENTOS DE INFANTARIA LIGEIRA OU CAÇADORES

OFICIAIS
GRANDE UNIFORME


Oficial de Caçadores em grande uniforme
(Viriatus - 54F006)

Oficial de Caçadores
em grande uniforme

Oficial de Caçadores
em grande uniforme
(Knotel)

BARRETINA
De vaqueta aguda, isto é mais largo em baixo do que em cima, com nove polegadas de altura, tampo de couro, guarnecido por um galão de seda preta na parte superior em toda a volta, na parte inferior tem, igualmente a toda a volta, um reforço de couro; pala de couro envernizada de preto, francalete de couro preto, fixo por dois botões pretos, na frente tem uma corneta de metal amarelo, fig.1 e o número do respectivo Regimento; penacho verde adelgaçando a partir da base para cima e com 5 polegadas de altura; cordões de seda preta, estes são presos na barretina numa chapa de metal amarelo, com a figura de uma carranca que tem um gancho na boca; laço nacional de seda azul e branco colocado no alto da barretina, logo abaixo do penacho. Tudo como se pode ver na fig. 2 e 2/A

Figura 1

Figura 2

Figura 2A

Observações: No Plano de uniformes a coroa na barretina é omisso e nos respectivos desenhos que o acompanham também não se encontram lá, contudo Ribeiro Arthur e outros, não contemporâneos, ilustram as barretinas com a respectiva coroa.

FARDA
Curta de pano cor de saragoça (pinhão) com peitilhos pretos com oito botões de cada lado, carcelas das respectivas cores, colocadas nos canhões das mangas, sendo avivados e tendo cada uma, três botões pequenos, fig. 3; gola da respectiva cor avivadas a preto; as abas são bastante curtas, as vistas ou virado das abas são da cor do forro, e são fixas por intermédio de duas cornetas de metal amarelo, assentes em pano da cor da respectiva gola; algibeiras (falsas) com pestana, abertas no sentido da largura, de cada botão da cintura sai um vivo preto, na vertical, e até à borda da farda, tudo conforme se pode ver nas fig.4 e 5. Os forros e todos os vivos para os caçadores são pretos.

Figura 3

Figura 4

Figura 5

BOTÕES
Botões de latão amarelo, pequenos e ovados, com as armas nacionais e coroa em alto--relevo, fig. 6.

Figura 6

DRAGONAS
Pretas, sendo de palmatória e liga lisa, com meia-lua de metal amarelo, guarnecido por um canutilho preto, de linha e meia de diâmetro, que serve para cobrir o cosido dela, fig. 7 e 8 com o distintivo da respectiva graduação na pala.
As franjas são:
- Para Alferes, Tenente e Capitão de canutilho preto n.º 4
- Para Majores, Tenentes-Coronéis e Coronéis de canutão preto n.º 6


Figura 7

Figura 8
CALÇAS
Da cor da farda, com duas listas de seda preta de cada lado, fig. 9

Figura 9

SAPATOS, BANDA E LUVAS
Como os oficiais de infantaria

CAPA PARA BARRETINA
De oleado, de cor preta, colocam-se nas barretinas sempre que as condições atmosféricas a isso obrigarem.


Página seguinte>>>


 

Viriatus é uma marca registada da Arte Vila - 2001 todos os direitos reservados