Voltar à pagina inicial
ааааааа Busca Mundial Busca Portugalweb.net
ааааааа Busca Mundial Busca Portugalweb.net
Uniformes
Uniformes
ллллллллллллл













 
Os Uniformes de 1834 - Cavalaria

POR: MANUEL A. RIBEIRO RODRIGUES


OS UNIFORMES DE 1834
III
REGIMENTOS DE CAVALARIA

CAÇADORES A CAVALO
OFICIAIS
GRANDE UNIFORME
(primeiro uniforme)


BARRETINA
De vaqueta com seis polegadas e meia de altura, larga, com tampo de couro, guarnecida por um galão de ouro com a largura de 2 polegadas e 2 linhas, deixando a descoberto o debrum do tampo; na parte inferior tem, a toda volta, um reforço de couro, pala confeccionada no mesmo material e envernizada de preto guarnecida por um virote de metal amarelo; grilhão de metal, sendo fixo pelo lado esquerdo e amovível no direito; duas carrancas encontram-se colocadas no lado direito da barretina e outras tantas no lado oposto (?), que serviam para a suspensão do grilhão e para prender os cordões dourados que são bastante compridos terminando em duas borlas, estes circundam toda a barretina sendo fixos por debaixo das carrancas superiores, sendo novamente presos na parte de trás (por um grampo), depois pendem, sendo o seu comprimento tal que dão volta e meia ao tronco do militar (a tiracolo) acabando por serem fixos a um dos botões da farda (1); estes cordões tinham como finalidade não deixarem que a barretina caísse e se perdesse. Penacho de crina em chorão vermelho, fig. 1.

Na frente e ao meio tem uma chapa de metal dourado com a figura de uma estrela de oito pontas, tendo na parte superior uma coroa, interiormente tem uma coroa circular no feitio de um cinto onde aparecem as letras, em alto-relevo, "REGIMENTO DE CAVALARIA", tendo ao centro o número do respectivo regimento em prata circundado por uma série de contas, circunda exteriormente a coroa circular um ramo de louros, fig. 2 ( existe uma barretina onde estes aparecem pintados de verde (?), não se sabendo ao certo se tal pratica seria regulamentar, contudo tal pode-se verificar na página 36 da obra "Coberturas Militares Portuguesas 1740-1918" de Pedro Soares Branco; outrossim no Arquivo Histórico Militar existem algumas gravuras aguareladas em que os louros da chapa são prateados… o que poderá ser verdade na medida em que a chapa era toda dourada, sendo somente em prata o número do regimento e possivelmente os louros, porque ambos seriam amovíveis e fixos por intermédio de porcas; no que diz respeito à pintura dos louros de verde, penso que não passava de uma futilidade do oficial que envergava a barretina, contudo a dúvida fica em aberto…).


Figura 01

Figura 02

Laço Nacional de seda azul e branco era colocado sobre uma espécie de roseta, de metal amarelo, tendo ao centro um botão em forma de flor com seis pétalas que fixava o laço. Tudo como se pode ver nas figuras 3, 3-A e 3-B.

(1) A quem afirme que os cordões que circundavam a barretina eram meramente decorativos e que o outro partia de uma presilha no bordo posterior da mesma, contudo pelo desenho que nos mostra o plano de uniformes dá-nos a sensação de que se trata do mesmo cordão e não de decoração.


Figura 3

Figura 3A

Figura 3B

FARDA
Curta, de pano azul ferrete, assertoada pelo direito, com duas ordens de oito botões; gola da cor particular tendo, de cada lado, duas casas bordadas de ouro, que ocupam dois terços do comprimento da mesma; canhões das mangas em bico, da respectiva cor, avivados com um galão dourado número 40 tendo cada manga dois botões pequenos, fig. 4; as vistas ou virado das abas são da respectiva cor, as algibeiras desenhadas no sentido da altura por um vivo da cor do forro, tendo cada três botões; em vez dos dois botões que se deveriam encontrar na parte de trás, pela altura dos rins, tem dois triângulos dourados avivados a encarnado, terminando em franjas de canutilho dourado, estes triângulos serviam para suster o cinto pela parte de trás, fig. 5


Figura 04

Figura 05
BOTÕES
De latão amarelo, ovados, com as armas nacionais e coroa em alto-relevo, fig. 6

Figura 06
DRAGONAS
De pala azul ferrete (?) bordadas a fio de ouro com meia lua de metal dourado, franjas de canutão ou canutilho conforme o posto, fig. 7.

Figura 07
CALÇAS
De mescla cinzento azulado, tendo duas listas de cada lado e ao longo das costuras exteriores, sendo da cor da gola, fig. 8

Figura 08

BOTINS
De vitela pretos, fechados

CINTO
Com três galões de ouro e dois carmesins, fig. 9.

Figura 09

LUVAS
De pele, branca

Oficial de Caçadores a cavalo em Grande Uniforme

Página seguinte>>>


 

Viriatus é uma marca registada da Arte Vila - 2001 todos os direitos reservados