Voltar à pagina inicial
        Busca Mundial Busca Portugalweb.net
        Busca Mundial Busca Portugalweb.net
Uniformes
Uniformes
«««««««««««««













 
Os Uniformes de 1834 - Cavalaria

POR: MANUEL A. RIBEIRO RODRIGUES

LANCEIROS
OFICIAIS
GRANDE UNIFORME
(primeiro uniforme)

Os lanceiros ostentavam na cabeça uma barretina que se chamava "czapka", nome de origem turca que no fundo significa "chapéu", que já tinha sido adoptado por todas as unidades de lanceiros na Europa, e assim se mantiveram ao longo doa anos com algumas alterações, mas a parte superior, quadrada, nunca foi alterada, embora mais ou menos estilizada. A origem das coberturas de cabeça com o tampo quadrado, utilizada na Polónia, é desconhecida, sendo para o investigador polaco G. Czarkowski " um método de confecção mais prático, pois torna-se mais fácil cortar um quadrado do que um circulo". O que não resta duvida é que este tipo de cobertura de cabeça foi utilizado exclusivamente pelos lanceiros em toda a Europa. Como o leitor facilmente verificara o primeiro modelo português, que estamos analisar, é extremamente parecido com o modelo francês de 1816, do Corpo Real dos Lanceiros de França.

Oficial de Lanceiros em Grande Uniforme

BARRETINA
(czapka)
Modelo polaco (czapka) conforme as ilustrações, tendo a pala de couro envernizado com uma virola de metal dourado, reforço de couro preto em toda a volta, sobre esse reforço e igualmente a toda a roda, uma "cinta" de tecido azul com uma lista dourada ao meio, que faz a ligação entre a parte de couro e o "pavilhão" da barretina que é de tecido vermelho canelado, os cantos são rematados por galão dourado, tampo quadrado de couro; três carrancas, uma no lado inferior esquerdo e outras duas, no lado superior e inferior direito, servem para a suspensão do grilhão, curiosamente estas barretinas tinham um francalete de couro; chapa de metal dourado estriada, tendo ao centro o número do regimento em prata assim como os ramos de louros que o circundam, na parte superior a coroa real igualmente no mesmo material dourado; no lado esquerdo e ao cimo encontra-se o laço nacional de seda com as cores azul e branco, anda por cima deste e a partir do tampo coloca-se a túlipa de metal dourado que sustêm um penacho de chorão em crina preta; a barretina tem dois cordões dourados, compridos e que terminam em duas peras do mesmo material, os cordões envolvem a barretina, num laço na parte mais estreita, sendo fixos por um grampo, pendendo, as duas pontas, de tal modo que dão volta e meia ao tronco do militar, a tiracolo, e prendem ao primeiro botão da farda (2). Em tudo o mais a barretina era conforme as figuras, 28 e 28-A.


Figura 28

Figura 28-A

(2) Estes cordões utilizavam-se assim e tinham a finalidade de no caso de caírem ficarem suspensas; mais tarde, e noutros modelos destas barretinas, utilizou-se o cordão envolto ao pescoço, mas tal prática tinha o inconveniente de, num combate, o militar ter a possibilidade de ser estrangulado ou derrubado da sua montada.

FARDA
Curta de pano azul ferrete, assertoado, com duas ordens de oito botões, gola da cor particular, tendo da cada lado, duas casas de galão bordadas a ouro, que ocupam dois terços do comprimento da mesma; canhão das mangas em bico e da respectiva cor sendo avivados por um galão dourado número 40, tendo cada manga dois botões pequenos; as vistas ou virado das abas são da respectiva cor e as algibeiras são desenhadas no sentido da altura por um vivo da cor do forro, tendo cada três botões; no lugar dos dois botões que se deveriam encontrara na parte de trás, por altura dos rins, tem dois triângulos dourados avivados a carmesim, terminando em franjas de canutilho dourado, este triângulos serviam para suster o cinto pela parte de trás; as costuras das costas, e das mangas são avivadas pela parte de trás com a cor do forro, como se pode ver nas figuras 29 e 29-A


Figura 29

Figura 29-A

BOTÕES, CALÇAS, DRAGONAS, CINTO, LUVAS,
CAPAS PARA BARRETINA E BOTINS

Como os oficiais de Caçadores a Cavalo

DRAGONAS
De escama de metal dourado, igual à dos soldados (charlateiras), mas com os respectivos distintivos e franjas da sua patente, mas isto só para as "montadas de grande uniforme", fig. 30.

Figura 30

PEQUENO UNIFORME
(segundo uniforme)

BONÉ, PRESILHAS, CALÇAS E BANDA
Como os Caçadores a Cavalo

JAQUETA
Igual à dos Caçadores a Cavalo, sendo avivados a toda a volta por um galão dourado n.º 40, sendo igual para todos até capitão e um pouco mais largo para os oficiais superiores; botões de guiso forrados; as costuras avivadas (3), tudo como se vê na figura 31

Figura 31

(3) No P. U. lê-se "as costuras de todos avivadas", por comparação tudo me leva a crer que as jaquetas seriam avivadas nas costas e nas costuras posteriores das mangas, conforme se utilizava na farda.

Oficial de Lanceiros em Pequeno Uniforme

PROTECÇÕES PARA O INVERNO

Idênticas às dos Caçadores a Cavalo

EQUIPAMENTO


CORREIA PARA SUSPENSÃO DA CANANA, CANANA, TALIM E ESPORAS
Como os Caçadores a Cavalo. Os Lanceiros não utilizavam pasta.

ARMAMENTO

ESPADA, FIADOR E PISTOLA
Idêntico aos dos Caçadores a Cavalo


DISTINTIVOS HIERÁRQUICOS


OFICIAIS SUPERIORES, CAPITÃES E SUBALTERNOS

Como os Caçadores a Cavalo, substituindo o distintivo pelo de Lanceiros que consta de duas lanças cruzadas, tendo-as a envolver um ramo de louros.


Distintivo para Lanceiros

OFICIAIS INFERIORES E PRAÇAS

GRANDE UNIFORME


BARRETINA
Modelo idêntico ao dos oficiais substituindo, nos oficiais inferiores o galão dourado por seda amarela e nos praças por galão de lã da mesma cor.

FARDA
Como o dos oficiais confeccionado em tecido de qualidade inferior seguindo, quanto aos galões, o mesmo método da barretina; na parte posterior e, por altura dos rins, tem um rectângulo de pano que termina em franjas de lã amarela, que serviam para suster o cinto.

DRAGONAS (charlateiras), CALÇAS, BOTÕES E CINTO
Como os Caçadores a Cavalo

Soldado de Lanceiros em Grande Uniforme

UNIFORME PARA O SERVIÇO DE POLICIA

JAQUETA
Como a dos Caçadores a Cavalo, sendo avivados como o dos oficiais, nas costuras das costas e na costura posterior das mangas.

BONÉ, PRESILHAS, CALÇAS
Como os Caçadores a Cavalo

Soldado de Lanceiros - serviço de polícia

EQUIPAMENTO

CARTUCHEIRA
Como a dos Caçadores a Cavalo, tendo capacidade para dez cartuchos

CORREIA PARA SUSPENSÃO DA CARTUCHEIRA, TALIM E ESPORAS
Como os Caçadores a Cavalo


ARMAMENTO

ESPADA, FIADOR E PISTOLA
Como os Caçadores a Cavalo

LANÇA
Haste confeccionada com canas geralmente de origem tropical (bambu) tendo a bandeirola bipartida horizontalmente de azul e branco

Soldado de Lanceiros

CLARINS, CABO DE CLARINS E CLARIM-MOR


BARRETINA
Igual à dos soldados, sendo o pano da cor da gola e o penacho branco na base e azul no topo.

Em tudo o resto conforme os Caçadores a Cavalo


QUADRO SINÓPTICO DAS CORES PARTICULARES DOS UNIFORMES DA CAVALARIA - LANCEIROS

Regimento nº
Gola
Canhão
Forro e vivo
1
Encarnado
Encarnado
Encarnado
2
Carmesim
Carmesim
Carmesim



<<<Página anterior


 

Viriatus é uma marca registada da Arte Vila - 2001 todos os direitos reservados