Voltar à pagina inicial
        Busca Mundial Busca Portugalweb.net
        Busca Mundial Busca Portugalweb.net
Uniformes
Uniformes
«««««««««««««













 
O Exército da Restauração 1640 - 1668


ARCABUZEIRO

Militar armado de arcabuz que pertencia à infantaria ligeira, estes tanto actuavam em grupos bastante numerosos, colocando-se aos lados ou à frente dos esquadrões, como eram utilizados para fazerem fogo por descargas, assim como podiam espalhar-se, pelo campo de batalha, servindo como atiradores isolados, fig. 35.

Figura 35

ARMAS OFENSIVAS

ARCABUZ
Arma de fogo curta e de cano largo, sendo o seu alcance útil 120 metros, mas para o seu fogo ter um efeito prático, geralmente só se fazia a 20 ou 30 metros do inimigo. A carga do arcabuz era incendiada por meio de uma mecha que se colocava na serpentina, fig. 36.

Figura 36

APETRECHOS

POLVORINHO
Recipiente para transporte da pólvora, fig. 37 e 38.


Figura 37

Figura 38
FRASCO (polvorinho)
Recipiente mais, pequeno que o anterior, para transporte de pólvora muito fina, fig.39, que era colocada na caçoleta para ser incendiada e transmitir o fogo, pelo ouvido, à carga explosiva do arcabuz.

Figura 39
BOLSA PARA PELOUROS
Confeccionada em pano ou couro, fig. 40, servia para guardar os projécteis que geralmente eram de chumbo.

Figura 40

SACA-TRAPO
Instrumento em ferro com forma de espiral, que se adaptava à vareta e que servia para extrair do cano as buchas ou outros resíduos que ali ficavam. Também se utilizava para se limpar o cano, colocando um pano embebido em aguardente.

MECHA
Pedaço de corda desfiada e embebida em breu ou outro material inflamável, que se acendia para provocar a ignição nas armas de fogo. Cada militar levava cerca de 6 metros de mecha que geralmente enrolavam ao pescoço ou penduravam na bandoleira, levando sempre na mão, cerca de 80 centímetros de mecha acesa.

PUNHAL
Arma branca, pequena, geralmente com lâmina direita com dois gumes e ponta, tinha muitos feitios e podiam ser mais ou menos decorados, fig. 41.

Figura 41
ESPADA (rapier)
Com guarda de laço, fig. 42, de copos de tigela, fig. 43 e de copos de concha, fig.44.

Figura 42
Figura 43
Figura 44
EQUIPAMENTO
Suspensão para a espada, fig. 45.

Figura 45

 


Página seguinte>>>

<<< Página anterior


 

Viriatus é uma marca registada da Arte Vila - 2001 todos os direitos reservados