--

       

Busca Mundial

Busca  Portugalwebt

 

EUROPA    AFRICA   AMÉRICA    ÁSIA   OCEANIA                     

 CEYLON

COLOMBO:Portuguese forts in Ceylon.

A cidade de Colombo, a cidade principal de Sri de hoje Lanka, foi fundada pelo português.

A primeira tentativa do português de estabelecir-se em Colombo foi feita em 1518, quando o Viceroy Lopo Soares de Albergaria, aterrado em Colombo com uma frota grande. Aqui os soldados portuguese começaram a construir um fort pequeno nomeado das Virtudes ou Santa Barbara de Nossa Senhora. Este primeiro fort era um triangular na forma surmounted por uma torre central. Teve a vida curta, porque o sinhalese besieged logo o fort, e ao redor 1524 o português foram forçados para desmontá-lo.

A segunda tentativa foi feita em novembro 1554, Duarte de Eca com 500 soldados construiu um fortress novo em Colombo. Assim, novembro 1554 pode ser reparado como a data de nascimento para a cidade de Colombo.

Em julho 1565, o português decidido transferir a corte e o capital do reino de Kotte a Colombo, assim Kotte foi abandonado.

"Columbo, de ser um stockade pequeno da madeira, veio seja uma cidade gallant fortified com os bastions uma dúzia; é verdadeiro estes era six-sided após a forma antiga, e do tamanho pequeno, mas situated convenientemente."

"sua artilharia consistiu em dois cem e thirty-seven partes de três tipos, de dez até as libras do thirty-eight, montadas toda."

A cidade, "situated em uma baía capaz de prender um grande número navios pequenos, mas é exposta no lado do norte; e sua linha do circumvallation esticou sobre mil três cem ritmos."

" no Punta faça Recife, que está ao sul, havia um breastwork grande nomeado Santa Cruz, desde que com o tipo o mais pesado da artilharia; isto comandou e defendeu o todo do porto. Aqui da cidade aberta estendeu ao sul com o que era sabe enquanto o Galvoca que no cliente do cume das rochas não requereu nenhum ramparts; no fim disto e direito no mar era um bastion. A vala começada em seu pé e funcionou sobre com um rampart novo e um outro bastion chamou Mapane, onde havia uma porta com um drawbridge, os dois que continuam de lado a lado até que alcançaram o lago, ser terminado fora pelo bastion de St. Gregorio. Do mar até este ponto era o mais melhor fortification que a cidade teve, e estava em nenhum inferior da maneira àquela do lago próprio, que encircled o para uma distância de quatro cem ritmos e era mais de duas ligas na circunferência e abounded com crocodilos. Cem ritmos além deste bastion eram outra ao lado de uma casa grande e de uma fábrica do pó."

"de aqui começado um ribeiro que atravessasse o meio da cidade, e foi fornecido com as duas pontes. Uma parede baixa funcionou para baixo de lado a lado com o lago até que alcançou o bastion de St. Hieronimo, onde o lago terminou. No meio deste estiramento levantou-se o bastion de Madre de Deus; além de estava o reina do da de Porta, e fecha o ti ele o bastion de St. Sebastiao, do pé de que começou um fosso que fosse continuado após a base do bastion de St. Estevao e terminado na porta e no bastion do sao Joao com um outro drawbridge. Este era o ponto o mais northerly da cidade, e aqui de um stockade forte de feixes pointed funcionou ao longo da costa até o mar. Neste momento a baía abriu e havia um breastwork considerável na frente da faculdade da sociedade; além da configuração o bastion da casa feita sob encomenda, e assim do rampart funcionou até que terminou com o breastwork de Santa Cruz. "

"havia nas famílias da cidade novecentos de settlers nobres e mais de mil cinco cem de vário handicraftsmen e os tradesmen, tudo dentro das paredes; dois parishes, o parish da mãe e aquele do sao Lourenço; cinco convents das ordens religiosas, aqueles do sao Francisco, sao Domingos, St. Augustinhos, que do Capuchins, e a faculdade dos pais da sociedade (jesuits), que prendeu classes no latin e no morality; a casa de Santa Misericordia, e um hospital real, com os sete parishes fora das paredes."

GALLE:

"o fortress de Galle foi construído em um ponto da terra com o mar em dois lados; no norte estava uma linha íngreme das rochas, e lá não teve nenhuma outra defesa. No lado sul estava a baía, protegida por um palisade de feixes pointed; quando uma linha dos ramparts com seu fosso e dos três bastions cortou através do lado da terra do mar ao mar, com uma porta e um drawbridge no meio; a posição foi protegida bem com este fortification."

Galle, durante o tempo portuguese "era meramente um fortress" e não uma cidade como Colombo, dentro do fortress viveu dois cem e sessenta duas famílias do português e seis cem de vário handicraftsmen, o capitão do garrison, o adjutant e um priest do parish.

Como Colombo, Galle teve demasiado a casa de Santa Misericordia, o hospital, a casa feita sob encomenda e também um convent, que do sao Francisco.

CALITURE:

"Caliture, era um fortress muito pequeno construído em um monte na boca de um rio do mesmo nome."

"teve dois bastions pequenos com o canhão do ferro quatro, um garrison de uma companhia da infantaria, um capelão e o compartimento das lojas e da munição"

NEGOMBO:

"Negumbo, teve um capitão com os soldados de alguns invalids; era um cerco quadrado da pedra e almofariz com dois redoubts de quais fossem pequenos e liso, com o canhão do ferro cinco, um capelão, e um compartimento das lojas e da munição."

MALWANE:

"Malvana, estado no banco do rio aproximadamente três ligas de Columbo, e era também pequeno com um redoubt quadrado, não protegido no flanco"

Malvana, teve seu capitão, um capelão, e um garrison dos soldados; havia também uma igreja, e um compartimento das lojas e da munição.

BATTICALOA:

"Batecalou, foi construído em um ponto da terra e protegeu uma baía capaz de embarcações de recepção com lados elevados. Era uma estrutura quadrada com os quatro bastions do projeto acient armados com um canhão de dúzia ferros, e o garrison do ita consistiu em um capitão e em cinqüênta soldados com vinte settlers, um condestable, um capelão, uma igreja e um compartimento das lojas e da munição "

TRINCOMALEE:

"Trequimale, era um fortress triangular com os três bastions que carregam o canhão do ferro dez, construído em um monte em um ponto da terra que é contíguo com o mar, perto do dos Arcos de Baia. Um capitão estava na carga dela com cinqüênta soldados, e havia também um condestable, dezesseis settlers, um capelão, uma igreja e um compartimento das lojas e da munição "

JAFFNAPATAM:

"Jafanapatao, um fortress quadrangular, teve bastions do fout e quatro metade-luas ou cobelos no meio da linha dos ramparts, que foram construídos da pedra de polimento" (talvez a pedra coral).

" em Jafanapatao, residido o regulador, a cidade era uma lateral fora das paredes do fort e vividas lá" três cem famílias do português, e sete cem de handicraftsmen, com os convents do sao Francisco e do sao Domingos, a faculdade da sociedade, da igreja da mãe, da casa de Santa Misericordia e do hospital. Duas ligas afastado, na boca da canaleta, eram um fort com artilharia boa e garrisoned por uma companhia da infantaria. O número cheio dos homens para a defesa de Jafanapatao era dois cem portuguêses que dão forma a seis companhias, com algum Lascarins nativo "

MANNAR:

O fort de Manar, foi construído no console do mesmo nome e o território pertinente a Manar compreendeu também as terras de Mantota no console principal.

"era um fortress muito pequeno, quatro tom o partido, dos dois redoubts pequenos nos dois ângulos opostos que negligenciam o strait. Não teve nenhum garrison da infantaria, mas esticado ao lado dele era um estabelecimento de cem e cinqüênta famílias do português e dois cem de handicraftsmen; um capitão residiu também aqui "

MENIKKADAVARA: (Dissava de quatro Korales)

Menikkadavara, situated nos quatro Corales e era a base principal do acampamento para defender os sete Corales e para opôr o reino de Kandian, as paredes do acampamento foram feitas da terra.

"Manicavare, era mais mais a residência do Dissava"...."who teve sempre à disposicão a tempo de mil da paz três ou quatro Lascarins com seus oficiais, que o número poderia extremamente ser aumentado no evento da guerra"

As forças portuguese permanecidas em Menikkadavara "consistiram em doze companhias de três cem e cinqüênta soldados portuguese sob o comando do capitão Principal do campo, e havia também um Sergeant-Principal, dois adjutants, um capitão dos munitions e de um monk franciscan como o capelão"

SABARAGAMUWA: (Dissava de Sabaragamuwa)

" em Sofregao havia um outro acampamento que controla todo o território até as fronteiras de Uva; isto consistiu em quatro companhias da infantaria de cem e cinqüênta portuguêses sob o comando do Dissava do distrito, com um adjutant, de um monk franciscan como o capelão, e de quatro ou cinco mil Lascarins well-equipped "

As paredes deste acampamento foram feitas também da terra.

MATARA: (Dissava de Matara)

O Dissava do distrito maduro residiu em maduro, "com uma companhia da infantaria, de um monk franciscan como o capelão, e de três ou quatro mil jurisdições de Lascarins"...."His estendidos até as fronteiras de Uva e de Batecalu e ao longo do sea-shore até Columbo"

SETE CORAIS: (Dissava de sete Korales)

O quarto Dissava, era aquele dos sete corais, ha estava na cabeça de uma companhia três ou quatro de mil da infantaria, Lascarins, e um capelão.

"seu jurisdição estendeu das fronteiras de Candia e de Matale até a montanha de Grudumale"

BELIGAO:

Um outro acampamento com paredes da terra estava em Beligao.

 

Guarda Almada    Castelos    Seixal    Sesimbra  Palmela  Arqueologia   Historia Portugal no mundo

intercâmbio    Contactos    Publicidade

Copyright © Ptwebs.