Voltar à pagina inicial
ааааааа Busca Mundial Busca Portugalweb.net
ааааааа Busca Mundial Busca Portugalweb.net
Uniformes
Uniformes
ллллллллллллл













 
Campanhas Ultramarinas 1961 - 1974

UNIFORMES DE CAMPANHA
N.ºs 2-G m/961
OFICIAIS, SARGENTOS E PRAÇAS

Foi por intermédio da Circular N.º 17/E, com execução a partir de 1 de Agosto de 1961, que se determinou o uso do uniforme de campanha camuflado a todos os oficiais, sargentos e praças de todas as Armas em serviço no Ultramar, passando a designar-se por uniforme n.º 2-G, tendo sido abolidas as anteriores designações.

BARRETE
Igual ao N.º 2-A, m/960, mas em tecido camuflado e com o cobre-nuca mais comprido, fig. 18.


Figura 18

DÓLMAN
Modelo idêntico ao dólman N.º 2-C mas sem fecho de correr interior. Os botões de pressão, nos bolsos, foram substituídos por botões normais. O bolso interior, do lado esquerdo deixou de fechar, por meio de um fecho de correr, exterior, que estava colocado verticalmente entre o fole do bolso exterior e a carcela, passando a ser como o interior do lado direito. As mangas passaram a ter punhos que fecham exteriormente por intermédio de um botão.

Foi igualmente suprimido o cordão de ajuste colocado na orla inferior do dólman, tudo como se vê na fig. 19.


Figura 19

CALÇA
Modelo idêntico à calça N.º 2-C, tendo sido suprimidas as duas presilhas de tecido, que apertam por meio de fivela e que se situavam abaixo da linha do cós.

IMPERMEÁVEL
m/961

Confeccionado em tecido de algodão camuflado, com revestimento de borracha. O corpo, quando desdobrado, apresenta-se como um lençol, tendo no centro uma abertura circular (no sentido da largura, mas descentrada no sentido do comprimento para compensara a altura da mochila).

As bainhas postiças são fixadas ao corpo e na sua parte inferior levam 34 ilhós de latão oxidado e 6 botões de pressão.

Na abertura está fixado um capuz que tem uma fita para se adaptar à cabeça e vedar a entrada da chuva, tudo como se pode verificar na fig. 20.


Figura 20

 

Página seguinte>>>

<<<Página anterior


 

Viriatus é uma marca registada da Arte Vila - 2001 todos os direitos reservados