Voltar à pagina inicial
        Busca Mundial Busca Portugalweb.net
        Busca Mundial Busca Portugalweb.net
História
História
«««««««««««««













 
O Combate de Roliça 17-Ago-1808
O NÍVEL TÁCTICO

A frota Inglesa chegou à foz do Mondego a 30 de Julho e logo no dia seguinte iniciou-se o desembarque na praia de Lavos. Demorou cerca de cinco dias e causou algumas baixas por afogamento até que todas as unidades estivessem em terra. Quando Junot foi informado que os Ingleses estavam a desembarcar ordenou que o General Delaborde com uma Divisão se dirigisse ao encontro dos Ingleses e ordenou ao general Loison, que se dirigia para Badajoz, para marchar para Abrantes. Entretanto as forças do Exército Português comandadas pelo General Bernardim Freire dirigiam-se em direcção a sul para, em Leiria, se reunir ao Exército de Wellesley. É o conjunto dos principais movimentos destas forças que pode ser visto no Mapa 1 e que vai terminar, num primeiro momento, a 17 de Agosto, com o combate de Roliça. A Ordem de Batalha das unidades envolvidas são as constantes no Quadro 1 para os Ingleses, Quadro 2 para os Portugueses e Quadro 3 para os Franceses.
MAPA 1 - Mapa com os principais movimento das forças envolvidas no Combate da Roliça desde o desembarque Inglês no dia 1 de Agosto até ao dia 14 de Agosto.  


O lado Francês


Quadro 3 - Ordem de Batalha Francesa

No dia 14 de Agosto Delaborde ocupou a região de Roliça tendo alargado o seu dispositivo da seguinte maneira;

- para Peniche (a cerca de 17500 metros de Roliça), enviou o batalhão do 4ºRegimento Suiço (menos duas companhias) com a tarefa de monitorizar a costa para dar alerta oportuno de eventuais desembarques.

- Como postos-avançados (constituindo dois piquetes e uma reserva) para ocupar a região de Óbidos (a cerca de 6000 metros de Roliça) e o moinho de Arrifos enviou duas companhias do Regimento Nº70, duas do Batalhão Suiço e duas do Regimento Nº2 de Infantaria de Ligeira com a tarefa de estabelecer o primeiro contacto com os Ingleses e a fim de observar os seus movimentos e dispositivo.

- Porque a posição principal na região da Roliça podia ser flanqueada e porque era necessário assegurar as comunicações com a Divisão de Loison, Delaborde destacou do Regimento Nº70, uma companhia para o Bombarral (a cerca de 5600 metros de Roliça), e duas companhias para o Cadaval (a cerca de 10000 metros de Roliça).

- Na região de Roliça permaneceu com o resto das forças ocupando a posição junto à povoação, mas com certeza, reconhecendo e preparando outras mais a sul.

Por sua vez Loison esforçava-se em reunir as suas forças às de Delaborde, mas depois de um reconhecimento efectuado pela estrada de Leiria, no dia 11, constatou que o Exército Anglo-luso já marchava sobre esta cidade pelo que voltou a Torres Novas para depois seguir para Santarém. Desde o dia que recebeu ordem para se dirigir na direcção de Abrantes que Loison marchavam apressadamente" com as suas tropas para se reunir a Delaborde. Em Santarém Loison teve que ceder e dar descanso aos seus homens, permanecendo nesta cidade até 16 de Agosto. Este período de descanso seria impeditivo à reunião das tropas de Loison com as de Delaborde a tempo de, juntos, enfrentarem os Ingleses.

O lado Anglo-Português


54E002 - Soldado de Caçadores 6
A reunião das forças do Exército Português com as do Inglês não foi um processo simples e objectivo. O General Bernardim Freire a quem tinha sido dado o comando do que existia do Exército Português mostrou-se demasiado hesitante e só quando muito pressionado por Wellesley decidiu deixar, para combater com os Ingleses, a Cavalaria, a Infantaria Ligeira e 1000 homens de Infantaria de Linha.
A 15 de Agosto a Guarda Avançada do Exército Inglês estabeleceu contacto com os Postos-Avançados Franceses em Óbidos e Arrifos. Os Franceses abandonaram rapidamente Arrifos, mas em Óbidos os Ingleses pagaram caro a sua ousadia. Depois de desalojarem os franceses desta posição lançaram-se na sua perseguição, mas estes, firmando-se numa posição, fizeram frente às quatro companhias Inglesas que, sem receber reforços, se tinham aventurado na perseguição. Deste combate resultaram cerca de 70 mortos e feridos Ingleses. No fim deste dia a vanguarda Inglesa ocupava a posição de Óbidos e o grosso do Exército encontrava-se nas Caldas da Rainha. A 16 de Agosto os Ingleses ocuparam-se em reconhecimentos enquanto os Franceses preparavam a sua posição em Roliça.



Quadro 2 - Ordem de Batalha das forças Portuguesas

Quadro 1 - Ordem de Batalha das forças Inglesas


Página seguinte >>>

<<< Página anterior


 

Viriatus é uma marca registada da Arte Vila - 2001 todos os direitos reservados